Qual é a melhor plataforma para investir em anúncios?

plataforma para investir em das

Seja para divulgar uma promoção ou conquistar novos clientes pela internet, um dos meios disponíveis de estruturar campanhas com essa finalidade é a plataforma de anúncios.

Redes sociais como o Instagram, Facebook, Pinterest e o próprio Google oferecem serviços de anúncios personalizados, de acordo com os interesses e potencialidades de cada plataforma. Entretanto, com tantas opções disponíveis, escolher a melhor ferramenta é bem desafiador. 

Antes de indicar qualquer dispositivo para investir em anúncios, é importante compreender as demandas e as necessidades da empresa no momento da campanha. Afinal, é a partir desse cenário que o objetivo da campanha é criado – e existe a possibilidade de direcionamento do público-alvo. 

Quando você souber definir o que a empresa quer, de fato, é hora de analisar as ferramentas de anúncios e quais são seus benefícios (e potencial de retorno ao investimento). A intenção desse estudo é identificar as vantagens de cada uma e de que maneira a plataforma escolhida pode agregar valor ao seu empreendimento.

Mas, antes… 

Publicidade online vale a pena?

De acordo com um estudo desenvolvido pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, a população brasileira com acesso a internet chegou a 152 milhões de usuários. Comparada ao ano de 2019, o número de pessoas no ambiente virtual aumentou 7%. 

Isso significa que cerca de 81% da população com mais de 10 anos de idade possui internet em casa. Em outras palavras, a internet é um meio que pode gerar bons resultados para quem deseja anunciar sua empresa, desde que a estratégia de comunicação esteja bem delineada. 

Vale lembrar que o ato de elaborar uma campanha de anúncios nesse meio, por si só, não significa sucesso. Antes de tudo é importante compreender as exigências e expertise que cada plataforma de anúncios tem a oferecer e demandar. 

Confira a seguir as principais plataformas de anúncio e as vantagens de cada meio. 

Facebook Ads

Se você acha que o Facebook é uma plataforma em desuso, saiba que a rede é a líder quando o assunto é usuários ativos no Brasil. Em 2021 a plataforma ultrapassou os 130 milhões de perfis que exploram diariamente sua linha do tempo. 

Comparando esse valor à estimativa do número de habitantes no país, que é de mais de 213 milhões de pessoas, a rede possui um alcance considerável: cerca de 61% da população brasileira possui uma conta no Facebook. 

Devido ao grande número de usuários, a plataforma de anúncios Facebook Ads é um campo frutífero para as empresas. Entretanto, a publicidade nesse meio não se resume ao botão impulsionar. A interface de campanhas possui uma série de recursos para que o resultado seja positivo, incluindo a possibilidade de segmentação de público a partir da idade, local onde vive, nível de escolaridade e status do relacionamento. 

Também é possível acompanhar pelo próprio Facebook o desempenho do anúncio. A publicidade na plataforma inclui texto, imagem ou vídeo que será veiculado na rede social. 

Por ser uma forma de anunciar com um custo menor, de forma indireta, o Facebook Ads exige um texto atraente para o público. Com isso, antes do anúncio é importante desenvolver uma campanha criativa e direta.

Instagram Ads  

Embora também seja do grupo Facebook, o Instagram tem sua própria interface de criação de anúncios. Assim, cada gerente de conta pode decidir se duplica a campanha nas duas redes ou se faz uma para cada.

Quem só oferece produtos e serviços pelo Instagram, por exemplo, não precisa entrar no Facebook para criar um anúncio. Isso pode ser feito através do próprio aplicativo de fotos.

Mas, atenção: criar uma campanha “por impulso” no Instagram, na opção de impulsionar o post por conta própria, a partir de poucos reais, pode ser um tiro no pé. Isso porque o “anúncio amador” não tem uma segmentação personalizada de público e todo o resultado gerado pode se dissipar em poucos dias ou meses.

A saída, portanto, é sempre contar com profissionais que têm expertise nesse tipo de plataforma, como é o caso da equipe da Acesso.

Google Ads

Antes de entrar em qualquer rede social, um dos primeiros contatos que temos na internet começa pelo Google. A plataforma de busca já faz parte do nosso dia a dia, a ponto de a publicidade da própria marca levar em consideração a expressão “dá um Google”, normalíssima em nosso vocabulário. 

Antigo Adwords, o Google Ads é a plataforma de anúncios da empresa para os resultados a partir de palavras-chave escolhidas em cada campanha. Plataforma muito usada na publicidade, em 2019 sua receita publicitária chegou a 134 bilhões de dólares. O motivo é simples: anunciar no Google é retorno certo. 

Entretanto, para ter sucesso nesse meio, não basta apenas pagar a publicidade e esperar o site “fazer a sua mágica”. É fundamental segmentar o público de acordo para conquistar uma audiência qualificada. Além disso, a escolha da palavra-chave também é muito importante para quem deseja anunciar. 

Uma das vantagens da plataforma é a possibilidade de criar anúncios em vários formatos, diversificando a forma de aparecer nas páginas de resultado de busca. Explorar esse benefício pode ajudar a marca a construir sua imagem e se tornar cada vez mais lembrada pelos consumidores. 

Esse é apenas um resumo das principais plataformas para a criação de anúncios – e, respondendo ao título, a de melhor investimento é aquela que vai encontrar seu público e dar o recado de forma clara, precisa e direta. Para conhecer mais possibilidades de como anunciar, confira nosso guia do Google Ads, com dicas práticas para acertar o tom da campanha e garantir bons resultados. 

Se sua empresa precisa de mais assertividade nessa frente, conte com a Acesso. Entre em contato com nossa equipe de especialistas e veja como podemos te ajudar. 

Acesso Marketing

Colaboramos com o crescimento de marcas e com a realização dos sonhos de nossos clientes. Vamos realizar um grande trabalho juntos?

Rua Alberto Cintra, 161, 9º andar
Cidade Nova – Belo Horizonte / MG

31 3484-6512

Acesso Marketing

©2020 Acesso Marketing. Todos os direitos reservados.