Dicas para ter sucesso nas vendas pelo Instagram

vendas pelo instagram

Em tempos de crise econômica associada à pandemia, efetuar vendas em certos segmentos tornou-se um desafio. É preciso muita criatividade e jogo de cintura para encantar o cliente, bater metas e estar à frente dos concorrentes.

Trabalhar na área comercial realmente não é fácil: é preciso definir o produto, avaliar o mercado, verificar os possíveis pontos de vendas, criar ações promocionais e de relacionamento, garantir a entrega e a satisfação do cliente…

… o bom é que temos as redes sociais, como o Instagram, para ajudar as empresas a divulgar seus produtos pelo mundo e, assim, melhorar sua performance comercial, sendo o ambiente perfeito para quem deseja ter sucesso de vendas.

Instagram pra vender: vale a pena?

Muitos conhecem o instagram como o ambiente online, interativo e divertido que  compartilha fotos e vídeos, permite aplicação de filtros e conecta-se com outras redes sociais, como LinkedIn, Facebook e Tumblr.

Por mais que seja um ambiente feito para a troca de experiências pessoais, o Instagram tem uma pegada comercial muito forte. Afinal, o espaço tem potencial de atrair, engajar e converter usuários em possíveis clientes. É por isso que o Instagram é uma das mídias que mais impulsiona as ações de marketing digital.

A favor da plataforma, os números não mentem:

  • Mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais;
  • Mais de 500 milhões de usuários ativos diários;
  • O engajamento por seguidor no Instagram é 58 vezes maior que no Facebook;
  • 50% das contas cadastradas seguem ao menos uma marca;
  • 72% dos usuários do Instagram diz ter comprado um produto que viram na rede social;
  • 83% encontraram novos produtos e novas marcas no Instagram;
  • 500 milhões de contas usam o Instagram Stories todos os dias – e ⅓ dos stories mais visualizados são de empresas;
  • O instagram ajuda 80% dos usuários a realizar compras.

As estatísticas mostram a relevância do Instagram no mundo dos negócios, propondo-se como uma opção de espaço publicitário inovador e criativo, que  desenvolve relacionamentos e consolida vendas.

De modo geral, o público que sua empresa precisa se encontra no Instagram – porque todo mundo está lá. Contudo, não basta abrir um perfil na rede social e encher a página de fotos e vídeos: é necessário organização, planejamento e estratégias para expor seus produtos nas redes sociais.

Para melhorar os resultados e ter sucesso de vendas no Instagram, enumeramos os primeiros passos para a montagem do seu negócio na rede social. Confira!

Crie um perfil comercial

A primeira ação que a empresa deve tomar ao entrar no Instagram é montar um perfil comercial. Isso porque a página pessoal tem outras funcionalidades, e misturar os dois objetivos não é aconselhável.

O perfil comercial oferece mais recursos que auxiliam no gerenciamento da conta, ajudando os gestores nas tomadas de decisão, mudanças de estratégias e avaliação de produtos. Dentre as principais funcionalidades do perfil comercial estão:

  • Verificar o número de pessoas que viram as publicações;
  • Identificar quem interagiu com a postagem;
  • Quantificar a quantidade de usuários que visitaram o perfil;
  • Contabilizar os cliques em suas postagens e links;
  • Fazer anúncios.

Descrição rápida do negócio

O Instagram tem um campo, abaixo da foto de perfil, chamado Bio (biografia), em que a empresa deve descrever em poucas palavras o que faz e como ajudar o visitante da página.

Embora seja uma descrição breve – em torno de 160 caracteres -, a bio do Instagram deve conter informações que atraiam os possíveis clientes e parceiros. Ao montar a descrição, seja  objetivo e claro e apresente canais de contato, como site, WhatsApp e e-mail caso a pessoa deseje saber mais.

Faça postagens cativantes

O perfil comercial no Instagram não deve ser visto como um depósito de imagens  e  promoções pontuais. O maior objetivo da conta é atrair seus potenciais clientes.  Por isso, pense nos conteúdos estrategicamente, de forma a agregar informações, levar novidades e cativar o visitante.

A maioria das pessoas que não são clientes habituais não entram em um perfil comercial do Insta para efetuar uma compra logo de cara. É bem comum conquistar seguidores em busca de um relacionamento com a marca para o amadurecimento de sua decisão de compra. 

É nesse momento que você deve entrar, postando conteúdos que se relacionam à sua área, tais como curiosidades, memes e montagens engraçadas, alternando com as promoções dos seus produtos. É um trabalho feito para ganhar a confiança do visitante e fazê-lo ter sempre vontade de consumir seus conteúdos.

Posts de vendas

As postagens comerciais precisam ter destaque no Instagram, afinal, é para isso que a página foi criada. Por isso, não economize na imagem! Faça fotos com alta qualidade e explique com detalhes tudo que o cliente precisa saber sobre o produto.

Na verdade, você precisa atrair o visitante e convencê-lo a comprar. 

Então,  especifique ao máximo o que está sendo vendido: para que serve, cor, textura, tamanho, opções de cores, entre outras informações. Não se esqueça de deixar um canal aberto para que o possível cliente tire suas dúvidas.

Ue os stories

Stories costumam ser divertidos, curtinhos e seu diferencial é seu tempo de vida: se não forem salvos como destaques, são excluídos depois de 24 horas. Embora sejam utilizados para entreter o visitante, eles podem apresentar estratégias de engajamento e interação com o público, como enquetes, reações e envio de emojis.

A utilização do perfil comercial para criar stories permite que você tenha acesso aos números de cliques e quem compartilhou suas postagens, entre outras informações  que podem te ajudar no desenvolvimento de conteúdos mais pertinentes ao público que frequenta sua página.

Por mais que tudo isso pareça simples, gerenciar anúncios na página comercial do Instagram dá trabalho. É preciso estar atento às novidades do mercado, concorrência, imagem da empresa, entre outras questões importantes para a expansão publicitária da sua marca. 

E, com tanta atividade para fazer, quase não sobra tempo para checar as possibilidades de propaganda nas redes sociais, não é verdade?


Então, não desperdice seu precioso tempo. Deixe o desenvolvimento das campanhas no Instagram com a Acesso! Clique aqui e faça seu orçamento!

Acesso Marketing

Colaboramos com o crescimento de marcas e com a realização dos sonhos de nossos clientes. Vamos realizar um grande trabalho juntos?

Rua Alberto Cintra, 161, 9º andar
Cidade Nova – Belo Horizonte / MG

31 3484-6512

Acesso Marketing

©2020 Acesso Marketing. Todos os direitos reservados.