5 curiosidades sobre Google Ads para sua primeira campanha

google ads

O Google é o principal buscador do mundo – o que significa que tudo o que procuramos podemos encontrar por lá. Mais que isso, a plataforma gera uma infinidade de respostas que vão ao encontro de cada pesquisa feita. E é aí, a partir das palavras-chave que usamos para pesquisar algo ou alguém, que as marcas querem se posicionar: com destaque. 

Você já deve ter notado que alguns resultados aparecem lá no topo da página, antes até dos resultados orgânicos. Pode ser com a etiqueta de anúncio, em forma de banner ou em vídeos do YouTube. O responsável por evidenciar marcas e produtos é o Google Ads, um serviço de publicidade da Google que permite que o anunciante faça a sua campanha na internet de forma rápida e eficiente. 

No Google Ads, o anunciante paga apenas quando as pessoas clicam para visitar sua página.

Entenda o funcionamento do Google Ads

Se essa é sua primeira campanha na plataforma, com certeza está ansioso para conhecer os recursos e o que ela pode fazer pelo seu negócio. Por isso, vamos explorar um pouco sobre o assunto. Para começar, a ferramenta foi lançada no ano 2000 e, desde então, vem liderando o mercado. Por meio desse serviço, as empresas têm a oportunidade de se destacar na internet e para um público segmentado.

De maneira geral, paga-se ao Google para direcionar a sua campanha a uma audiência qualificada, com pretensões de manter relações com o seu negócio. Por exemplo: vale mais a pena para uma empresa que vende produtos para intolerantes alimentar mostrar sua campanha para 500 pessoas que passam por esse tipo de problema do que para 20 mil que nem sabem se têm alguma restrição em sua dieta.

O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados da internet, permitindo que o anunciante tenha controle sobre o orçamento e também da forma de cobrança dos anúncios, se por clique, visualizações ou resultados. 

E, para te ajudar a alavancar vendas, selecionamos 5 curiosidades sobre o Google Ads para a sua primeira campanha. Confira!

A posição do anúncio pode não afetar o CTR

O seu produto não precisa rodar 24 horas por dia na internet. O Google Ads tem funções que permitem que você defina quando o anúncio será exibido para os usuários.

E por que isso é importante? Ter a liberdade de escolher o melhor momento para veicular sua propaganda te proporciona menor gasto financeiro e mais chances de que seu anúncio seja direcionado para o público-alvo.

Como o Google Ads disponibiliza relatórios de desempenho de acordo com os horários dos anúncios, fica mais fácil gerenciar a campanha, sempre deixando claro se os horários escolhidos estão dando resultado. Se não estiverem, é só fazer as alterações.

Nem todos os recursos precisam ser utilizados

O Google Ads possui uma série de funções que ajudam a alavancar todos os tipos de campanhas, como remarketing, opções de extensão de anúncio e correspondência ampla, entre outras possibilidades.

No entanto, não há necessidade de utilizar todos os recursos para ter sucesso na campanha. Tudo vai depender dos objetivos da propaganda. Ou seja, se o seu interesse é tornar a marca conhecida, você vai usar determinadas funções, mas se quer apenas gerar leads, as opções são outras.

Dessa maneira, ainda na fase de planejamento da campanha, faça uma análise das opções oferecidas pelo Google Ads e mantenha seus esforços somente naquelas que vão atender os objetivos do seu negócio.

A posição do anúncio não afeta o CTR

A preocupação de muitos gestores que investem em anúncios na internet é se a publicidade vai estar no topo da página. Isso acontece porque quanto mais em evidência a marca estiver, a tendência é ter um CTR maior.

No entanto, pode acontecer de a publicidade não se destacar no topo da página, mas isso não significa que o CTR vai ser ruim. Embora os anúncios sejam os mais acessados, os que ficam em posições inferiores costumam ser mais qualificados. Isso se dá porque o usuário não age por impulso, mas busca se identificar com as informações, resultando em mais conversões.

Outro ponto interessante é que o Google sempre coloca em negrito a palavra-chave pesquisada pelos usuários, o que ajuda na identificação das campanhas que possuem os termos buscados.

Relatório de termos de pesquisa melhoram o desempenho

O relatório de termos de pesquisa é uma função do Google Ads que emite informações completas sobre os termos que mais geraram cliques para a sua campanha.

Com ele, você consegue identificar os termos que ajudam a campanha a crescer e aqueles que geraram cliques não relevantes, retirando-os do anúncio e migrando para uma lista de palavras negativas para que não sejam usadas, pelo menos nesse momento.

Esse relatório ajuda a economizar, já que você não paga por cliques irrelevantes.

A ferramenta cria anúncios para móbile

É difícil encontrar algo no marketing digital que seja 100% perfeito, mas a princípio o Google é a exceção à regra. Além de tudo o que podemos fazer de publicidade para navegação em computadores, ele também oferece a opção de divulgar os anúncios apenas para usuários de celulares ou tablets.

Nessa categoria, a plataforma crie anúncios responsivos e veiculados em diferentes tipos de dispositivos, direcionando cada um ao equipamento desejado. Dependendo dos objetivos da publicidade, essa é uma boa estratégia, uma vez que há como abrir o leque e encontrar o público-alvo em mais formatos de consumo de conteúdo.

O sucesso de sua campanha depende de uma série de fatores, entre eles um bom planejamento, boas estratégias de marketing e conhecimento aprofundado sobre as funcionalidades do Google Ads. Por isso, é recomendável procurar uma empresa especializada em performance, focada em gerar o máximo de resultado ao menor custo, como a Acesso Marketing.

Entre em contato com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar.

Acesso Marketing

Colaboramos com o crescimento de marcas e com a realização dos sonhos de nossos clientes. Vamos realizar um grande trabalho juntos?

Rua Alberto Cintra, 161, 9º andar
Cidade Nova – Belo Horizonte / MG

31 3484-6512

Acesso Marketing

©2020 Acesso Marketing. Todos os direitos reservados.