3 dicas para vender muito nesta Black Friday

Black Friday

Um dos períodos mais esperados do ano está chegando! A Black Friday é um evento adotado em vários países do mundo que promove super descontos em produtos e serviços.

Muitos consumidores aguardam ansiosamente a chegada da data para adquirir aquele sonhado eletrodoméstico, aparelho de celular, viagem ou uma infinidade de outros serviços e produtos com o preço bem em conta.

Nos Estados Unidos, onde a Black Friday foi criada, as promoções acontecem um dia depois do Dia de Ação de Graças, inaugurando assim o início das compras natalinas. Por lá, os descontos e liquidações são imperdíveis, gerando um grande volume de vendas. Isso transforma a data em uma das mais rentáveis para o comércio do país.

No Brasil, essa ideia surgiu efetivamente em 2012. No início, as ofertas eram pouco atrativas, gerando, inclusive, muita reclamação. Mas, hoje, os descontos são bem atraentes, levando milhares de brasileiros às lojas e superlotando os sites com pedidos de compras.

Como lucrar na Black Friday

Se você é proprietário de loja física ou de e-commerce e tem alguma dúvida sobre a efetividade da Black Friday, saiba que em 2020 (ano de pandemia) houve um crescimento de vendas de 25,1% em relação a 2019.

De acordo com a consultoria Nielsen, foram mais de seis milhões de pedidos gerados, 15,5% maior que no ano anterior.

Não há como negar que participar da Black Friday vale muito a pena, porém nem todos os lojistas obtêm resultados tão significativos. Estratégias mal planejadas podem gerar até mesmo prejuízo, devido ao alto investimento em produtos e propaganda. 

No entanto, o problema não está no evento em si, mas nas estratégias utilizadas para atrair clientes e fechar negócios. Para que você usufrua ao máximo desse evento, listamos 3 dicas para vender muito nesta Black Friday. 

Planeje sua campanha

Reduzir os preços de alguns produtos quando já estiver na semana da Black Friday não é uma atitude benéfica para o seu negócio. Toda ação promocional deve ser planejada com calma, levando em consideração o motivo do desconto, a abrangência do seu público, os descontos oferecidos pela concorrência, negociação com fornecedores e plano de divulgação.

Esses, dentre outros aspectos, vão valorizar sua marca e propiciar algo vantajoso a seus clientes.

O planejamento bem feito da campanha envolve a definição de metas, conhecimento do estoque, ações de marketing, mudança no visual, segurança tecnológica, investimento em propagandas e o custo de todas as ações.

Aposte nas redes sociais

Fazer engajamento nas redes sociais é sinônimo de sucesso na Black Friday. Hoje, plataformas como Instagram, Facebook e Twitter têm um poder muito grande de visibilidade, oferecendo oportunidades de reconhecimento de marca e efetivação de compra.

Para se ter uma ideia, 62% dos brasileiros são regulares nas redes, navegam em média 3 horas e 39 minutos nas plataformas sociais, influenciando a decisão de compra de 77% dos consumidores. 

Flertar com os possíveis clientes é a melhor maneira de prepará-los para a Black Friday. Por isso, comece a divulgar conteúdos com pelo menos 20 dias de antecedência para deixar o consumidor ávido pelos super descontos.

Invista em anúncios específicos

A Black Friday é um momento único no comércio brasileiro, beneficiando tanto quem vende quanto quem compra. Em virtude da concorrência acirrada e da disputa por clientes, as propagandas não podem ser as mesmas de todos dias.

É por isso que investir em anúncios específicos aumenta as chances de destaque, a visibilidade e também os lucros. Dessa maneira, após definir as ofertas que serão aplicadas na Black Friday, crie propagandas diferenciadas para essa ocasião.

Os anúncios podem ser projetados no Instagram, Facebook, Twitter, no Google ou até mesmo em mídias físicas. O importante é deixar claro que os benefícios são exclusivos e preparados especialmente para a Black Friday.

Nesse sentido, foque em anúncios mais breves e criativos, levando em consideração que esse pode ser o primeiro contato que seu futuro cliente tem com a sua loja. Então, produza informações que despertem a atenção daquele usuário que está de passagem pelas redes sociais.

Faltam algumas semanas para a Black Friday. Se você ainda não se programou para esse evento, ainda dá tempo de pensar nas estratégias do seu negócio. Precisando de uma forcinha, deixe o desenvolvimento da sua campanha com a Acesso! Clique aqui e faça seu orçamento.

Acesso Marketing

Colaboramos com o crescimento de marcas e com a realização dos sonhos de nossos clientes. Vamos realizar um grande trabalho juntos?

Rua Alberto Cintra, 161, 9º andar
Cidade Nova – Belo Horizonte / MG

31 3484-6512

Acesso Marketing

©2020 Acesso Marketing. Todos os direitos reservados.